CARROSSEL

1167793973_f

Carrusel (em português: Carrossel) foi uma telenovela de 375 capítulos produzida pela Rede Televisa em 1989, transmitida quatro vezes no Brasil pelo SBT. Conta a história de uma turma de crianças que descobre os prós e os contras da vida e procuram resolver seus problemas com alegria e descontração. Foi a primeira novela estrangeira a concorrer o Troféu Imprensa na categoria Melhor Novela, mas recebeu apenas um voto. A novela fez tanto sucesso que Gabriela Rivero, atriz que interpretou a Professora Helena, desceu a rampa do Congresso Nacional com o então presidente Fernando Collor de Mello.

Mais tarde, ganhou uma "continuação", intitulada Carrossel das Américas, também exibida pelo SBT. Na verdade, tratava-se de um remake. Em 2002 foi feita uma outra versão da novela, chamada Viva às Crianças! - Carrossel 2.

Ja foi duas vezes reprisadas no Reprise Televisa em 1993 e 1997.

Trívia

  • Por um único episódio, Cirilo se revoltou contra Maria Joaquina. Quando alguns dos alunos estavam reunidos falando sobre com quem iriam se casar, Cirilo olhou para Maria Joaquina e disse "Quer que eu diga com quem eu vou me casar?", e Maria Joaquina disse " Se você tiver que se casar com alguém , vai ser com a Cheeta do Tarzan". Então Cirilo gritou "EU TE ODEIO! VOCÊ JÁ ME ENCHEU A PACIÊNCIA!". Depois disto, a rotina entre os dois voltou ao normal e esse fato foi ignorado pelo resto da novela.
  • Outra passagem extremamente interessante foi quando, após muito torcer e rezar, Cirilo vence num sorteio um pequeno triciclo motorizado. Desfila com o veículo por alguns capítulos, comemorando sua recém-chegada riqueza, mas em pouco tempo seu objeto de desejo misteriosamente desaparece e o pobretão volta a reclamar de sua sorte, como se nada tivesse acontecido.
  • Por duas vezes, não por concidência, um fato se repetiu na novela: Ao ver que Maria Joaquina era cruel demais e que denunciou a colega Marcelina quando esta estava colando durante um teste, a turma resolve aplicar sobre Maria Joaquina um castigo chamado Castigo do silêncio, que consistia em todos ignorarem a menina como se ela não existisse. Cirilo foi o único que não participou do esquema, e conversava com a menina em segredo, sem receber qualquer gratidão. Com o passar do tempo, Maria Joaquina não suportou a solidão e entrou em depressão. A turma então decide retirar o castigo. O fato se repetiu exatamente com Jorge del Salto, que denunciou Bibi quando esta colava em um teste, mas desta vez o castigo foi nomeado como Castigo do gelo.
  • Em julho de 1991, quando a novela estava no auge no Brasil, Cirilo e Marcelina vieram ao Rio de Janeiro para serem a atração internacional de uma grande exposição de filhotes de animais. A participação dos dois na exposição foi anunciada por comerciais de televisão nas emissoras SBT e Rede Globo. Quando o comercial foi transmitido pelo SBT, Cirilo e Marcelina apareciam com filhotes de cães nas mãos e o narrador dizia coisas como: Surpresa! Cirilo e Marcelina do Carrossel... O programa de maior audiência destas férias!. Porém, quando o anúncio era transmitido pela Rede Globo, Cirilo e Marcelina apareciam com sombras cobrindo os seus rostos, impedindo seu total reconhecimento, e o narrador do comercial apenas dizia: Quem será que vocês vão encontrar na exposição?, sem nem ao menos revelar os nomes dos dois. A explicação é muito clara: A Rede Globo deve ter se recusado a expor a imagem dos pequenos atores por estes fazerem parte de uma novela que estava dando grandes números de audiência à emissora rival.
  • Pode ser coincidência, mas em 1991 o dublador Peterson Adriano, além de dar sua voz ao capetinha Paulo Guerra, também a deu a outros dois pequenos e diabólicos personagens: Bart Simpson da série Os Simpsons e Valentino Troca-Tapa, do desenho Tiny Toon.
  • Estranhamente, Cirilo não aparece nos capítulos finais da novela.

Personagens

 

Professora Helena Fernández (Gabriela Rivero) é personificação de tudo o que é bom, a jovem e linda professora Helena era tutora, amiga e mãe de seus alunos. Com seu jeito meigo e enorme paciência, a professorinha era amada por todos.

 

Cirilo Rivera (Pedro Javier Rivero) é um Menino pobre e negro, Cirilo caracterizava-se por sua ingenuidade e inocência, sendo por isso sempre motivo de chacota por alguns colegas, dentre eles, o temível Paulo Guerra, que às vezes o chamava por apelidos racistas. O pequeno Cirilo era ainda apaixonado por uma coleguinha de turma, a linda e mimada Maria Joaquina Villa Señor; amor esse que não era correspondido, pois Maria Joaquina, era além de tudo, racista.

 
  • Sua mãe doou sangue à mãe de Maria Joaquina, o que fez com que a moça sentisse certo afeto por ele por breve período.
  • Cirilo usou uma pomada feita pelo temível Paulo Guerra, o qual atribuiu à pomada o poder de deixar a pele branca de quem a usasse. Cirilo usou a pomada crendo que ao se tornar branco, Maria Joaquina passaria a gostar dele. Paulo convenceu a alguns colegas, como Valéria, a dizer que a pele de Cirilo estava ficando mais clara, e Valéria até o chamou de "Senhor Brancura". Até que, num dia no pátio escola, Cirilo pergunta à Maria Joaquina se esta havia notado que ele estava se tornando branco. Foi o suficiente para a loirinha morrer de rir e zombar do pobre menino, que a repreeendeu e a empurrou. Então Maria Joaquina o diz com dezprezo que ele continuava negro, mais negro do que nunca, para o desespero de Cirilo, que logo em seguida foi consolado e defendido dos insultos de Maria Joaquina pelo seu bondoso amigo Jaime. Quando a história chegou aos ouvidos da Professora Helena, Paulo foi punido e Cirilo foi convencido por sua mestra de que, ao querer se tornar branco, estaria sendo mal e injusto com seus pais, pois assim Cirilo estava desejando não se parecer com eles.
  • A sorte de Cirilo enfim muda, pois seu pai ganha na loteria. O pequeno infante pode enfim realizar seus sonhos, os quais incluíam comprar um carrinho de corrida e vestir-se como o famoso músico brasileiro, Milton Nascimento.
  • Frase relevante de Cirilo: "Eu só quis dizer"!

 

Maria Joaquina (Ludwika Paleta) é uma menina rica, filha de um renomado médico (o dr. Villaseñor), bonita e egoísta que menosprezava seus colegas, mas com o tempo aprende a dar valor as coisas importantes da vida. Na trama, foi sequestrada, mas salva por seus amigos e um enorme pretendente chamado Cirilo.

 

Laura Gignoni (Hilda Chávez) é uma gordinha comilona e romântica, passava o dia com um grande sanduíche na mão, e não perdia a chance de desabafar num suspiro "Isso é tão romântico!" E também: "Você é muito anti-romântico!!!"

 

Kokimoto Mishima é uma espevitado oriental, sempre com sua faixinha de caratê amarrada na cabeça, era invocado e não levava desaforo para casa, sendo um dos capangas guarda-costas do temível Paulo Guerra. Porém Kokimoto era um bom menino, e foi mais tarde substituído do cargo de braço-direito de Paulo por Mário Ayala.

 

Davi Rabinoviché um estudante judeu, com seu rosto angelical e calebos loiro-cacheados, o pequeno Davi não perdia tempo com as mulheres, tendo como affair a levada Valéria, sua colega de classe. O clímax da atuação do jovem semita se deu quando teve que sacrificar seu amado animal de estimação, uma tartaruga, para fazer uma sopa capaz de curar o porteiro Firmino de uma forte gripe. A idéia se dá após uma aula na qual a professora Helena afirma que uma sopa de tartaruga poderia até ressuscitar os mortos.

A versão brasileira da novela foi realizada nos estúdios da Herbert Richers e dublado pelo ator Robson Richers.

 

Valéria Ferreira (Krystel Klithbo) é a namoradinha míope do Davi. No auge da pobreza, quando seu pai perdeu o emprego, costurou roupinhas de boneca durante a madrugada para tentar vendê-las na escola; pelas manhãs mostrava-se exausta e era constantemente repreendida pelos familiares, que não sabiam da boa ação.

 

Jaime Palillo (Jorge Granillo) é um gordinho de coração enorme que sempre dizia "Que droga de cabeça!" quando não acertava um problema de matemática. Jaime Palillo só temia seu velho pai, o grosseirão Rafael Palillo, um mecânico de automóveis de bom coração, mas que sempre brigava com o garoto na época de assinar os boletins escolares. Mais para o final da novela, Jaime ganha uma gaita de boca e revela um bom ouvido para música.

 

Carmem Carrilho é uma menina estudiosa, extremamente pobre, que sofria com a separação dos pais. Teve uma participação um tanto quanto apagada na novela. Destacou-se ao sofrer de apendicite aguda, precisando ser rapidamente operada pelo pai de Maria Joaquina.

 

Mario Ayala é uma personagem que entra na metade da novela. Filho de um carregador de batatas e vivia também com a meia-irmã e a madrasta. Estudava na Escuela Mundial, assim como a quase totalidade das crianças da série. Em seu primeiro dia de aula se comportou tão mal que fez a professora Helena chorar. Mas com o passar do tempo foi se tornando mais comportado.

Possuia um cachorro, apelidado de Rabito. Incrivelmente, durante a sucessão de capítulos da novela o cachorro que representava Rabito foi trocado por outro bastante diferente. Após sentir-se forçado pela moral a doar Rabito para uma garota de cadeira de rodas (sua dona anterior, que o chamava de Caramelo), Mário Ayala ganhou dela um outro cão, um pastor alemão ao qual também colocou o nome de Rabito e se tornou o mascote da heróica Patrulha Salvadora.

A frase mais famosa de Mário Ayala foi proferida quando descobriu frutas no forno do fogão de sua casa: "Você disse que não tinha fruta!" - disse Mário à madrasta, que escondia alimentos mais nobres para oferecê-los somente para sua filha legítima.

 

Paulo Guerra era um garoto problema. Temido por quase todos, Paulo estava sempre aprontando, ora colocando tachinhas na cadeira da roliça Laura, ora bolando um plano maquiavélico contra o pobre Cirilo, e sempre de posse de sua inseparável atiradeira. Aparece com uma zarabatana no vídeo de abertura.

Já na parte final da novela, Paulo começa a ter pesadelos, nos quais é uma espécie de quimera, metade pássaro, metade menino, chamado de Corvo Vingador; e a partir daí o jovem vândalo começa a refletir sobre seu estilo de vida, para não acabar sozinho e sem amigos.

 

Marcelina Guerra é a irmã de Paulo, é o oposto do irmão, sendo boazinha demais e sempre defendendo os injustiçados, como Cirilo e Laura.

 

Adriano é um menino gordinho secundário na trama, com pouca importância na saga, passando a maior parte do tempo no Mundo da Lua e dividido entre bocejos e cochilos.

 

Daniel Zapata é o líder intelectual da turma, 100% correto e incorruptível, com seu cabelo em forma de tigela e rosto sardento, foi o criador da organização filantrópica e sem fins lucrativos "Patrulha Salvadora", que com suas missões ajudou vários personagens nas mais inusitadas situações.

 

Bibi Smith é uma garota descendente de estadunidenses. Por vezes, fala expressões em inglês.

Clementina

Clementina é una garota de voz insuportável mantida sob cárcere privado por suas tias ultra-conservadoras, Rosa e Clara. Embora residisse atrás da Escuela Mundial, nunca havia chegado a estudar. Isso até que a brava Patrulha Salvadora a libertasse para o mundo externo.

 

Jorge Delsalto é um menino mais rico da saga, foi apresentado ao público somente no decorrer da trama. Possuidor de um invejável carrinho branco motorizado, arrancava sorrisos e piscadelas de Maria Joaquina e despertava inocente ciúme do pobretão Cirilo. Teve sua participação mais memorável durante a esperada corrida contra o carro preto do já ricaço Cirilo, na qual o ouvido do mecânico Rafael Palillo fez as vezes de bola de cristal. Sua frase mais marcante foi, após levar um soco na nuca do pacato Daniel Zapata, esbravejar com um carregado sotaque carioca (na dublagem brasileira) "Meus olhos! Não consigo ver! Não consigo ver!", assustando-se com a cegueira temporária e utilizando-a para incriminar o bom garoto.

Algumas de suas mais notáveis aparições ocorrem quando interpreta o "Vingador da Justiça". Para tanto, faz uso de um lenço alterador de voz e, falando também com outra entonação, lança mão de ligações anônimas (identificando-se apenas como Vingador da Justiça) por exemplo para a Diretora Oliva, e repassa informações sigilosas e incriminatórias a respeito de Jaime Palillo.

 

A diretora Oliva é o oposto da doce Professora Helena, Oliva era uma solteirona amarga e autoritária, o horror dos alunos e professores. Presenteou Jaime Palillo com uma nota zero que preencheu toda a folha de rosto da prova, quando este fez segunda chamada após ser pego colando na classe regular.

 

Firmino é o velho porteiro e amigo dos alunos, sempre ajudava a acobertar suas estripulias. Um aspecto singular da trama é a mudança do ator que interpretava o porteiro ancião, pois ele teve problemas de saúde, voltando a encenar na novela Mi abuelo y yo. Mesmo com a mudança de ator no meio da série, quando a novela foi exibida no Brasil, o dublador Jomery Pozolli foi o mesmo para ambos atores que interpretaram o mesmo personagem.

 

Dorotéia é incluída na história já em andamento, Dorotéia era uma mulher atrapalhada e representante do velho estilo pastelão. Vestida sempre a caráter, andava com seu inseparável espanador e criou laços de amizade com os alunos do colégio. Sua aparição deve-se talvez à necessidade de alegrar o corpo de funcionários da escola após a suposta morte da versão épica de Firmino.

.

Sr. Morales é um rico e bondoso empresário, amigo do Dr. Villaseñor, que deu à Professora Helena um segundo emprego (além de seu emprego de professora) em sua empresa.

 

Carlão, representado por um ator de traços grosseiros e estatura superior a 2,20 m, fazia parte da quadrilha que seqüestrou Davi Rabinovich e causou espanto nos telespectadores ao tornar pública sua inteligência desfavorecida. Sua frase marcante foi no esconderijo da quadrilha: após ouvir comentário de seu chefe, que disse algo como "quando chegarmos ao esconderijo estaremos salvos", Carlão indagou "E nós já chegou?". Foi alvejado com um taco de beisebol por Jaime Palillo no desfecho do seqüestro, e caiu desmaiado—esta foi uma das últimas de suas poucas aparições.

como alguns personagens estão hoje em dia...

carrossel 2 carrossel 3 carrossel 4 carrossel 5 carrossel 1

Marcadores:
2 Responses
  1. Evandro Ynno Says:

    Nooossaaaaa....
    É impressão minha ou o Cirilo parece o Giovani


  2. Anônimo Says:

    esse nao é o cirilo....nada haver, vi o cirilo no you tube ontem, depois de 15 anos,tenho certeza q nao é o cirilo, colocaram outra pessoa...valeu...eu era apaixonada por essa novela nao perdia um capitulo, podia passar ela novamente no SBT, amu ate hj..oh saudade daquele tempos, tempos q nao voltam mais, hj to com 25 anos, e me lembra decada detalhe dessa novela..